Atlas Socioeconômico do Norte Fluminense
Coordenação: Professora Danielle Pereira Cintra
Objetivo: O projeto Atlas Socioeconômico do Norte Fluminense, é um Projeto de extensão e iniciação à inovação e conta com bolsas PROEX e PIBINOVA desde 2018. É composto por professores e alunos do departamento de Geografia e Economia da UFF Campos e por uma pesquisadora colaboradora externa da UFRJ (mais informações no portal
http://atlasnf.uff.br/ na aba Sobre Nós). Este projeto tem como objetivo sistematizar e analisar informações da mesorregião norte fluminense entre os anos de 2000 a 2020 abordando indicadores pertinentes à região. Em março de 2020 vimos a urgência de produzir informações confiáveis sobre a COVID-19 para as mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense, tendo em vista que a maioria das divulgações são feitas para todo o Estado. Publicamos os mapas de casos suspeitos e confirmados das mesorregiões citadas diariamente no portal
http://atlasnf.uff.br/2020/03/23/mapas-coronavirus-mesorregiao-norte-fluminense/ , Instagram
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Educação ambiental aplicada à conservação dos Recursos Pesqueiros no norte fluminense
Coordenação: Profa. Camilah Antunes Zappes
Objetivo: Incentivar a conservação de recursos pesqueiros capturados na pesca artesanal do norte fluminense desenvolvendo ações em educação ambiental por meio de palestras e distribuição de materiais paradidáticos junto aos estudantes matriculados nas escolas públicas dos níveis Fundamental e Médio do município de Campos dos Goytacazes; divulgar ações da ciência por meio de extensão digital via site (https://www.ecologiahumana.info/) e redes sociais (instagram: @grupo_ecologia_humana e facebook: Ecologia Humana)
Projeto Pedon – Pedologia nas Escolas
Coordenação: Profa. Sandra Fernandes de Andrade
Resumo: O presente projeto tem o intuito buscar por uma compreensão da importância do conteúdo de solos, para o ensino de geografia, direcionada a professores e alunos da educação básica. Através de metodologias participativas utilizando abordagem interdisciplinar, na promoção do processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, a equipe do projeto está comprometida com a mediação entre a universidade e comunidade, através de seus membros, alunos e professores do ensino fundamental. Esta dinâmica pode possibilitar aos alunos universitários o desenvolvimento de habilidades e competências, importantes para sua formação acadêmica e cidadã.