Bacharelado em Geografia

O curso de Bacharelado em Geografia é oferecido no turno vespertino com atividades obrigatórias realizadas de segunda à sexta das 14 às 18h. A carga horária total é de 2.400 horas composta por 35 disciplinas obrigatórias, 4 disciplinas optativas e mais 120 horas de atividades complementares. 

A estrutura acadêmica e a organização curricular do curso de Bacharelado em Geografia do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi então organizada a partir curso de Geografia do Instituto de Geociências (IGEO) de Niterói. Neste sentido, o primeiro Projeto Pedagógico de Curso (PPC 2008) foi construído a partir dos pareceres favoráveis das câmaras especializadas do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da UFF (Processo no. 23069.050399/08-46 e Resolução CEP 364/2008) e aprovado pelo Conselho Universitário (CUV) através da decisão 093/2008 em 17 de dezembro de 2008, tendo como base a matriz curricular do Curso de Geografia do Instituto de Geociências de Niterói.

A realização do vestibular da primeira turma, para o 2º semestre de 2009, ocorreu em regime de edital extraordinário. Na sua fase de implantação, a infraestrutura acadêmico-administrativa foi oferecida nas atuais instalações do ESR e o Curso de Geografia, nas habilitações Bacharelado e Licenciatura, era oferecido por docentes alocados no Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade (SFC). Nesse contexto, em agosto de 2009, tiveram início as atividades acadêmicas do Curso de Graduação em Geografia (CGG), nas habilitações Bacharelado e Licenciatura, juntamente com os cursos de Ciências Socais e Ciências Econômicas.

Logo foi verificada a necessidade do curso ser ajustado às demandas específicas do ESR, à realidade local e às concepções dos primeiros docentes que atuaram como professores e coordenadores do curso. Uma atualização nos princípios norteadores do curso se justificava também em função da atualização de algumas temáticas, exigências e das disciplinas estabelecidas. Neste sentido, foi concebido o segundo Projeto Pedagógico de Curso (PPC 2010) a partir de uma revisão de todo o conteúdo programático e das ementas das disciplinas. 

Neste novo momento, o curso permanecia sendo oferecido integralmente no turno noturno, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, ambos no formato de ingresso A.B.I (Área Básica de Ingresso) aonde é oferecido um núcleo básico de disciplinas até o 5º Período e um núcleo específico de disciplinas a partir do 6º Período, momento no qual os alunos teriam a possibilidade de optar entre Bacharelado e Licenciatura e se inscrever em disciplinas específicas destas habilitações.

Em 2011 foi criado o Departamento de Geografia de Campos (GRC) que oferece disciplinas obrigatórias aos cursos de Geografia, História e Ciências Sociais e disciplinas optativas com vagas para todos os cursos do ESR.

Em 2012, cumprindo determinação do MEC as habilitações bacharelado e licenciatura, transformam-se em dois cursos distintos, a saber: Curso de Bacharelado em Geografia (registro MEC 423708) e Curso de Licenciatura em Geografia (registro MEC 1077817). Neste momento o curso de Geografia na habilitação Bacharelado passou a ser oferecido no turno vespertino, com a oferta de 62 vagas anuais, oferecidas no primeiro semestre. Ainda em 2012 por orientação do MEC e determinação da UFF foram separadas as coordenações de curso e o curso de bacharelado passou a contar com Colegiado de Curso e com NDE (Núcleo Docente Estruturante) próprios, o que ampliou a capacidade de discussão sobre as demandas específicas de um curso de Bacharelado em Geografia.

Em 2013, em função da demanda da UFF (Resolução CEP No. 280/2013) em reduzir as cargas horárias dos cursos de Graduação e também visando promover melhorias na estrutura curricular do curso, foi aberta a discussão junto ao NDE e ao Colegiado de Curso sobre o Ajuste Curricular por Redução de Carga Horária. Esta discussão partiu para uma atualização do perfil profissional do egresso e dos objetivos do curso de Bacharelado em Geografia. A carga horária total do curso passou de 3.075 horas (executadas em 9 semestres) para as atuais 2.400 horas, a serem distribuídas em 8 semestres letivos. Para tal foram feitas alterações na Matriz Curricular, com incorporação de novas disciplinas obrigatórias e supressão de outras, que passaram para a tipologia optativa (não periodizadas).

Em 2014, o Ajuste Curricular por Redução de Carga Horária – que modificou a matriz curricular – e o Relatório da Comissão de Avaliação do MEC dentro do processo de Reconhecimento do Curso (Proc. e-MEC No. 201306881) – que indicou potencialidades e deficiências do curso – motivou a decisão do Colegiado de Curso de discutir e reelaborar o Projeto Pedagógico de Curso.  

O curso de Bacharelado em Geografia foi oficialmente reconhecido pelo MEC através da Portaria no. 307 de 23 de Abril de 2015.

São objetivos principais do processo de formação do Bacharel em Geografia:

  • Proporcionar a compreensão dos elementos e processos que concernem ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia;
  • Garantir o domínio e contribuir para o aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;
  • Permitir a compreensão da produção do espaço em suas múltiplas dimensões;
  • Atuar no desenvolvimento societário justo e igualitário, através de formação intelectual ampla, diversa e não-sectária;
  • Garantir o domínio do instrumental de interpretação da diversidade das relações dos seres humanos entre si e com a natureza, nas suas distintas configurações territoriais/ambientais (regional, agrário e urbano);
  • Habilitar o profissional na interpretação e análise da dinâmica sócio-espacial dos fenômenos econômicos, políticos, culturais e ambientais em suas diferentes escalas de realização;
  • Proporcionar o aprendizado e o desenvolvimento de métodos, técnicas e tecnologias para o planejamento, gestão, produção, organização e realização de atividades de extensão e pesquisa.

Para tanto, orientando-se pelo Parecer CNE/CES 492/2001, espera-se que o Bacharel em Geografia, concluída a graduação, tenha alcançado as seguintes habilidades gerais:

  • Dominar os fundamentos filosóficos, epistemológicos, os conceitos e categorias fundamentais da Geografia;
  • Dominar técnicas, tecnologias e fundamentos metodológicos que lhe permitam desempenhar atividades de pesquisa, planejamento e gestão em meio presencial e ambiente virtual;
  • Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fenômenos geográficos;
  • Compreender e analisar os processos, elementos e fenômenos relativos à dinâmica dos sistemas naturais;
  • Compreender e analisar os processos, elementos e fenômenos relativos à produção social do espaço;
  • Reconhecer, identificar e compreender as diversas formas de relação entre sociedade e natureza, considerando a diversidade das formas de organização social e suas manifestações em diversas escalas e configurações espaciais.

Deseja-se ainda que o Bacharel em Geografia tenha alcançado as seguintes habilidades específicas:

  • Desenvolver atividades relativas à pesquisa, extensão, planejamento e gestão, tais como: projetos, relatórios e pareceres;
  • Dominar recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades desejadas;
  • Dominar ferramentas e técnicas de geração, análise e representação de dados, como cartografia, sensoriamento remoto, geoprocessamento e estatística; 
  • Dominar tecnologias de informação e comunicação compatíveis com o trabalho colaborativo em ambiente institucional público e/ou corporativo;
  • Trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • Elaborar e propor regionalizações;
  • Planejar e realizar atividades de campo com finalidade de investigação geográfica;
  • Fornecer subsídios, analisar e monitorar políticas de gestão e ordenamento territorial;
  • Contribuir para a elaboração de cadastros técnicos urbanos e rurais, estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA e RIMA), planos diretores, propostas de zoneamento urbano, econômicos e ecológicos;
  • Contribuir para a elaboração de planos de manejo, delimitação e criação de unidades de conservação, gerenciamento e monitoramento de bacias hidrográficas;
  • Dominar a boa expressão oral e escrita da língua portuguesa e desejavelmente um idioma estrangeiro no qual sejam significativas a produção e a difusão do conhecimento geográfico.

Os Planos de Atividades apresentam as estratégias emergenciais adotadas por disciplina oferecida no curso de Bacharelado em Geografia no semestre de 2020/1 semestre no qual as atividades presenciais foram assumidas como remotas. Tais planos atendem à demanda da instituição notadamente indicada na Instrução de Serviço PROGRAD nº 15/2020 e na Resolução CEPEx nº 160/2020, de tornar pública e disponível as atividades adotadas.

Disciplinas do 1o Período

Antropologia

Geologia

História do Pensamento Geográfico

Metodologia do Trabalho Científico em Geografia

Sociedade e Natureza

Disciplinas do 2o Período

Cartografia Básica

Climatologia

Estatística Aplicada à Geografia

Geografia da População

Teoria da Geografia

Disciplinas do 3o Período

Formação Territorial Brasileira

Geografia Econômica

Geomorfologia Geral

Região e Regionalização

Sensoriamento Remoto

Disciplinas do 4o Período

Ecologia

Geografia Agrária

Geografia Urbana

Hidrogeografia

Processamento Digital de Imagens

Disciplinas do 5o Período

Análise de Redes e Fluxos

Geografia Política

Geomorfologia Continental

Sistema de Informação Geográfica

Disciplinas do 6o Período

Geografia da Indústria e dos Sistemas Agroindustriais

Pedologia

Planejamento e Gestão do Espaço Urbano

Práticas de Pesquisa em Geografia I

Disciplinas do 7o Período

Geomorfologia Costeira

Planejamento Ambiental I

Prática de Pesquisa em Geografia II

Questão Ambiental Contemporânea

Disciplinas Optativas

Geografia Histórica

Mapeamento Costeiro

Planejamento Ambiental Aplicado

Geografia da América Latina

Políticas Públicas, Agricultura e Atores Sociais

Tópicos Especiais em Geotecnologias

Trabalho de Conclusão de Curso I – Bacharelado (2020.1)

TCC I Bacharelado – Danielle Cintra

TCC I Bacharelado – Silvana Silva

TCC I Bacharelado – Thiago Silva

TCC I Bacharelado – Cláudio Reis

TCC I Bacharelado – Érika Santos

TCC I Bacharelado – Leandro Santos

Trabalho de Conclusão de Curso I – Bacharelado (2020.2)

TCC I Bacharelado – Maria Carla Martins

TCC I Bacharelad0 – Maria do Socorro Lima

TCC I Bacharelado – Cláudio Reis

TCC I Bacharelado – Danielle Cintra

TCC I Bacharelado – Gustavo Givisiez

TCC I Bacharelado – Leandro Santos

TCC I Bacharelad0 – Silvana Silva

TCC I Bacharelad0 – Thiago Silva

Trabalho de Conclusão de Curso II – Bacharelado (2020.1)

TCC II Bacharelado – Danielle Cintra

TCC II Bacharelado – Silvana Silva

TCC II Bacharelado – Thiago Silva

Trabalho de Conclusão de Curso II – Bacharelado (2020.2)

TCC II Bacharelado – Adriana Leite

TCC II Bacharelado – Danielle Cintra

TCC II Bacharelado – Eduardo Bulhões

TCC II Bacharelado – Erika Santos

TCC II Bacharelado – Gustavo Givisiez

TCC II Bacharelado – Leandro Santos

TCC II Bacharelado – Marcelo Silva

TCC II Bacharelado – Silvana Silva

TCC II Bacharelado – Thiago Silva

Coordenador: Prof. Dr. Cláudio Henrique Reis

Vice-coordenadora: Prof.a. Dra. Daniele Pereira Cintra de Senna

Secretaria: cgg.esr@id.uff.br

O Colegiado do Curso de Bacharelado em Geografia da UFF Campos é composto pela representação docente e estudantil. As reuniões ordinárias ocorrem mensalmente durante o período letivo.

Membros do Colegiado de Curso

Prof. Cláudio Henrique Reis (coordenador)

Prof.a. Danielle Pereira Cintra de Senna (vice-coordenadora)

Prof. Eduardo Manuel Rosa Bulhões (titular)

Prof.a. Camilah Antunes Zappes (titular)

Prof.a. Tatiana Tramontani Ramos (titular)

Prof. Gustavo Henrique Naves Givisiez (titular)

Prof.a. Elis de Araújo Miranda (suplente)

Prof.a. Elzira Lúcia de Oliveira (suplente)

Prof. Marcelo Werner da Silva (suplente)

Prof. Leandro Bruno Santos (suplente)

Prof.a. Maria Carla Barreto Santos Martins (suplente)

Dois Representantes Discentes

Um representante do Departamento de Ciências Sociais de Campos

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Bacharelado em Geografia constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso.

Regulamento do NDE do Curso de Bacharelado em Geografia

Os professores do GRC que integram o NDE do curso de Bacharelado em Geografia são:

Prof. Cláudio Henrique Reis

Prof.a. Danielle Pereira Cintra

Prof. Eduardo Manuel Rosa Bulhões

Prof. Gustavo Henrique Naves Givisiez

Prof.a. Tatiana Tramontani Ramos

Matriz Curricular Atual – Bacharelado em Geografia

1º Período

História do Pensamento Geográfico, 60h

Sociedade e Natureza, 60h

Antropologia, 60h

Geologia, 60h

Metodologia do Trabalho Científico em Geografia, 60h

2º Período

Teorias da Geografia, 60h

Estatística Aplicada à Geografia, 60h

Climatologia, 60h

Cartografia Básica, 60h

Formação Territorial Brasileira, 60h

3º Período

Região e Regionalização, 60h

Geografia Econômica, 60h

Sensoriamento Remoto, 60h

Geomorfologia Geral, 60h

Geografia da População, 60h

4º Período

Ecologia, 60h

Geografia Agrária, 60h

Geografia Urbana, 60h

Hidrogeografia, 60h

Processamento Digital de Imagens, 60h

5º Período

Análise de Redes e Fluxos, 60h

Biogeografia, 60h

Geografia Política, 60h

Geomorfologia Continental, 60h

Sistema de Informação Geográfica, 60h

6º Período

Geografia da Indústria e dos Sistemas Agroindustriais, 60h

Pedologia, 60h

Planejamento e Gestão do Espaço Urbano, 60h

Prática de Pesquisa em Geografia I, 60h

7º Período

Geomorfologia Costeira, 60h

Planejamento Ambiental I, 60h

Prática de Pesquisa em Geografia II, 60h

Questão Ambiental Contemporânea, 60h

Trabalho de Conclusão de Curso I – Bacharelado, 30h

8º Período

Trabalho de Conclusão de Curso II – Bacharelado, 30h

 

Agroecologia, 60h

Análise e Gestão de Bacias Hidrográficas, 60h

Cartografia Escolar, 60h

Cartografia Temática, 60h 

Clássicos Da Geografia, 60h

Currículos, Práticas e Ensino de Geografia, 60h

Desenvolvimento Regional, 60h

Dinâmica do Espaço Amazônico, 60h

Dinâmica do Espaço Nordestino, 60h

Educação Ambiental : Fundamentos e Práticas, 80h

Educação Especial e Inclusiva, 60h

Ensino de Geografia – Temas e Abordagens, 60h

Espaço e Demografia, 60h

Estatística Espacial, 60h

Etnologia e Etnociência na Geografia, 60h

Formacao Socio-historica do Brasil, 60h

Fundamentos de Oceanografia, 60h

Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Educação Ambiental, 45h

Geoeconomia, 60h

Geografia da América Latina, 60h

Geografia das Regiões Polares, 60h

Geografia do Rio De Janeiro, 60h

Geografia Histórica, 60h

Geografia, Ensino e Multiculturalismo, 60h

Geologia Sedimentar, 60h

Geomorfologia Aplicada ao Planejamento Ambiental, 60h 

Geomorfologia Climática, 60h

Geomorfologia do Quaternário, 60h

Geopolítica Mundial, 60h 

Geotecnologias e Educação, 60h

Impactos Ambientais, 60h

Instrumentalização em Sistemas de Informações Geográficas, 60h

Libras I, 30h

Mapeamento Costeiro, 60h

Mudanças Ambientais Globais, 60h

Paleoclimatologia, 60h

Planejamento Ambiental Aplicado, 60h

Planejamento Territorial, 60h

Políticas Públicas, Agricultura e Atores Sociais, 60h

Questão Agrária no Brasil, 60h

Questão Ambiental e Movimentos Sociais, 60h

Recursos Hídricos, 60h

Recursos Hídricos : Ênfase em Qualidade da Água, 60h

Regionalização do Espaço Brasileiro, 60h

Sensoriamento Remoto Aplicado, 60h

Sistemas Naturais do Território Brasileiro, 60h

Sistemas Naturais e Geografia, 60h

Sociedade, Cultura e Natureza, 60h

Trabalho de Campo em Geografia: Aspectos Teóricos e Metodológicos, 60h

Trabalho de Campo em Geografia: Teoria e Prática, 60h

Tópicos Especiais em Geografia Física, 60h

Tópicos Especiais em Geografia Humana, 60h

Tópicos Especiais em Geografia Urbana, 60h

Tópicos Especiais em Geotecnologias, 60h

Tópicos Especiais em História do Pensamento Geográfico, 60h

Tópicos Especiais em População e Ambiente, 60h 

Ética, Ambiente e Sociedade, 30h

Notícias

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