Licenciatura em Geografia

O curso de Licenciatura em Geografia foi criado em 2009, é oferecido no turno noturno com atividades obrigatórias realizadas de segunda à sexta das 18h às 22h. A carga horária total é de 3.250 horas composta por 40 disciplinas obrigatórias, 2 disciplinas optativas e mais 200 horas de atividades complementares. 

A estrutura acadêmica e a organização curricular do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi então organizada a partir curso de Geografia do Instituto de Geociências (IGEO) de Niterói. Neste sentido, o primeiro Projeto Pedagógico de Curso (PPC 2008) foi construído a partir dos pareceres favoráveis das câmaras especializadas do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da UFF (Processo no. 23069.050399/08-46 e Resolução CEP 364/2008) e aprovado pelo Conselho Universitário (CUV) através da decisão 093/2008 em 17 de dezembro de 2008, tendo como base a matriz curricular do Curso de Geografia do Instituto de Geociências de Niterói.

A realização do vestibular da primeira turma, para o 2º semestre de 2009, ocorreu em regime de edital extraordinário. Na sua fase de implantação, a infraestrutura acadêmico-administrativa foi oferecida nas atuais instalações do ESR e o Curso de Geografia, nas habilitações Bacharelado e Licenciatura, era oferecido por docentes alocados no Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade (SFC). Nesse contexto, em agosto de 2009, tiveram início as atividades acadêmicas do Curso de Graduação em Geografia (CGG), nas habilitações Bacharelado e Licenciatura, juntamente com os cursos de Ciências Socais e Ciências Econômicas.

Logo foi verificada a necessidade do curso ser ajustado às demandas específicas do ESR, à realidade local e às concepções dos primeiros docentes que atuaram como professores e coordenadores do curso. Uma atualização nos princípios norteadores do curso se justificava também em função da atualização de algumas temáticas, exigências e das disciplinas estabelecidas. Neste sentido, foi concebido o segundo Projeto Pedagógico de Curso (PPC 2010) a partir de uma revisão de todo o conteúdo programático e das ementas das disciplinas. 

Neste novo momento, o curso permanecia sendo oferecido integralmente no turno noturno, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, ambos no formato de ingresso A.B.I (Área Básica de Ingresso) aonde é oferecido um núcleo básico de disciplinas até o 5º Período e um núcleo específico de disciplinas a partir do 6º Período, momento no qual os alunos teriam a possibilidade de optar entre Bacharelado e Licenciatura e se inscrever em disciplinas específicas destas habilitações.

Em 2011 foi criado o Departamento de Geografia de Campos (GRC) que oferece disciplinas obrigatórias aos cursos de Geografia, História e Ciências Sociais e disciplinas optativas com vagas para todos os cursos do ESR.

Em 2012, cumprindo determinação do MEC as habilitações bacharelado e licenciatura, transformam-se em dois cursos distintos, a saber: Curso de Bacharelado em Geografia (registro MEC 423708) e Curso de Licenciatura em Geografia (registro MEC 1077817). Neste momento o curso de Geografia na habilitação Licenciatura permaneceu no turno noturno, com a oferta de 63 vagas anuais, oferecidas no segundo semestre. Ainda em 2012 por orientação do MEC e determinação da UFF foram separadas as coordenações de curso e o curso de licenciatura passou a contar com Colegiado de Curso e com NDE (Núcleo Docente Estruturante) próprios, o que ampliou a capacidade de discussão sobre as demandas específicas de um curso de Licenciatura em Geografia.

Em reunião de Colegiado, em 26.09.2013 decidiu-se como grandes áreas do curso: Geografia Humana; Geografia Física; Interdisciplinares/Interface; Epistemologia, Métodos e Técnicas; Ensino. Com o ajuste demandado pela Resolução no 2 de 1º de Julho de 2015 do Conselho Nacional de Educação, cada área é composta pelas seguintes disciplinas:

  • Geografia Humana: Região e Regionalização, Geografia Agrária, Formação Territorial Brasileira, Geografia Econômica, Geografia da População, Geografia Urbana, Geografia Política e Geopolítica Mundial. 
  • Geografia Física: Geologia, Climatologia, Biogeografia, Geomorfologia Continental, Hidrogeografia, Pedologia, Sistemas Naturais do Território Brasileiro. 
  • Interdisciplinares/Interface: Didática, Organização da Educação no Brasil, Antropologia, Psicologia da Educação, Antropologia e Libras. 
  • Epistemologia, Métodos e Técnicas: Metodologia do Trabalho Científico em Geografia; Sociedade, Cultura e Natureza; Teorias da Geografia; Estatística Aplicada à Geografia; História do Pensamento Geográfico; Cartografia Básica; Sensoriamento Remoto; Educação Ambiental: Fundamentos e Práticas; Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II. 
  • Ensino: Práticas Educativas I, II e III; Pesquisa e Prática de Ensino I, II, III e IV; Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino de Geografia; Práticas Educativas I: Estudo da Profissionalização Docente; Práticas Educativas II: Pesquisa e Práticas de Técnicas Docentes; Práticas Educativas III: Pesquisas Curriculares e Práticas de Projetos; Geografia, Ensino e Multiculturalismo; Cartografia Escolar.

Acrescidos a esta base, são oferecidas disciplinas optativas, focadas no âmbito da educação e são exigidas 200 horas de atividades complementares.

Além dessas orientações, o projeto pedagógico conta com uma arquitetura que busca, sempre que possível, conciliar e integrar as atividades e disciplinas frequentadas por licenciandos. Esta postura decorre de uma busca pela convivência entre graduandos de ambas habilitações (bacharelado e licenciatura) o que poderá proporcionar sua interação com diferentes campos do conhecimento. 

Cabe ressaltar que atrelado às disciplinas dos Conteúdos Curriculares de Natureza Científico-Culturais (disciplinas obrigatórias e optativas) e também na execução das Práticas Educativas, ocorrerão atividades de Trabalho de Campo contempladas na carga horária das disciplinas obrigatórias. 

Quanto ao Estágio Supervisionado – é componente curricular obrigatório e consiste na inserção do licenciando no universo do exercício da prática da docência, que ocorre sob a responsabilidade do Coordenador de Estágio de Geografia, que faz o acompanhamento com os docentes responsáveis. O cumprimento do Estágio Supervisionado é realizado através de atividades desenvolvidas dentro das disciplinas Pesquisa e Prática de Ensino I (5º período), Pesquisa e Prática de Ensino II (6º período), Pesquisa e Prática de Ensino III (7º período) e Pesquisa e Prática de Ensino IV (8º período).

O curso é oferecido integralmente no turno noturno, podendo ocorrer no diurno e vespertino, nos períodos de oferta de disciplinas optativas e de Pesquisa e Prática de Ensino. 

A Universidade Federal Fluminense possui convênio com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O Estágio Supervisionado está organizado e sistematizado a partir de um regimento que trata da sua regulamentação. 

O Estágio Supervisionado em Licenciatura de Geografia requer a inserção no campo teórico-prático que suscitará no aluno o caráter atuante, pesquisador e participativo que desejamos desenvolver no profissional professor em formação. Esse estágio está integrado nas diferentes disciplinas e deverá ter um eixo comum que possibilite a leitura, mais ampliada possível, da Escola, das Instituições e de outros espaços educativos específicos, refletindo sobre temas que enriqueçam a formação do docente. A complexidade e as dificuldades presentes na formação de professores torna o estágio uma oportunidade ímpar para possibilitar o confronto entre o ideal e o real, as dificuldades e os avanços, a teoria e a prática. Neste sentido, o Estágio, distribuído entre as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino, busca estabelecer os seguintes objetivos para a realização deste processo de estudo e pesquisa: A) Identificar o projeto pedagógico da Escola/Instituição e sua interação com os profissionais internos e a comunidade através da observação e registro; B) Observar o cotidiano da equipe gestora e a coordenação pedagógica, da unidade escolar; C) Identificar projetos e atividades realizados e em andamento da área de Ensino de Geografia da unidade escolar e D) Definir junto ao professor regente um tema e aprofundá-lo teoricamente, para elaboração de um projeto pedagógico

As disciplinas obrigatórias e optativas fazem parte do percurso da formação do estudante e são compostas de cargas horárias destinadas à teoria e prática. Através dessas atividades serão colocados em evidência conhecimentos pertinentes à ciência geográfica e à educação, assim como conhecimentos de outras ciências, promovendo um amplo e diverso cenário de oportunidades de formação. 

O curso de Licenciatura em Geografia harmoniza as atividades de ensino, pesquisa e extensão em vias de formar um profissional apto às exigências profissionais atuais de um professor atuar na educação básica. Para tanto, as metodologias utilizadas são aulas expositivas, debates, seminários, atividades em campo, uso dos laboratórios de Ensino de Geografia, Geografia Física, Geoprocessamento, Geologia e Análise de Sedimentos além de Cartografia com geração e análise de dados e informações primárias e secundárias. 

 Na construção do curso, buscou-se um encadeamento na periodização de disciplinas, de forma em que o conhecimento e as ferramentas que o licenciado deve dominar sejam construídas numa seqüência por período em que as disciplinas de base e de fundamentos sejam discorridas paralelas com as disciplinas do campo da educação e do ensino de geografia. 

 Nas atividades de ensino, as aulas expositivas são ministradas por professores doutores, sobretudo do Departamento de Geografia de Campos (GRC), mas também pelo Departamento de Ciências Sociais (COC), Departamento de Psicologia (CGP) e pelo Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade (SFC), cujas temáticas de interesse e de formação acadêmica e profissional estão alinhadas às disciplinas que ministram. Os departamentos buscam preencher cada disciplina com o professor mais adequado e motivado para tal. 

Em sala de aula, os equipamentos utilizados são quadro branco, projetor multimídia e equipamento de som, além de material que o professor usualmente traz à sala de aula, como mapas, livros, softwares e etc. 

As atividades práticas das disciplinas subdividem-se em atividades de campo, desenvolvimento de oficinas pedagógicas e projetos pedagógicos em escolas e outros espaços educativos, além de atividades de laboratório (análise e processamento de dados primários e secundários), com total apoio da instituição e investimento em diárias, ajuda de custo e transporte. 

 Nas atividades de pesquisa desenvolvidas pelos docentes da UFF (não somente do departamento de Geografia) há o interesse da inserção dos futuros profissionais licenciandos nas atividades gerais da prática científica com desenvolvimento de métodos, técnicas, práticas educativas e recursos didáticos inovadores e significativos à formação de sujeitos escolares, com incentivo à publicação. Esta vinculação de atividades de pesquisa à vida acadêmica dos estudantes garante qualidade na formação profissional. 

 Nas atividades de extensão, destacam-se o grupo PET e o PIBID, e outras iniciativas de alguns docentes os quais inserem alunos dentro de um “espírito de grupo” com realização de atividades externas desenvolvidas nas escolas públicas, simulando desta forma a vida egressa o licenciado em geografia.

São objetivos principais da formação profissional do licenciado em Geografia:

  • compreender e dominar os fundamentos teórico-metodológicos pertinentes ao campo da
    geografia e sua aplicabilidade no processo de formação do estudante da educação básica, em
    seus diferentes segmentos e modalidades.
  • compreender a importância do ensino da geografia na perspectiva da prática educativa nas
    sociedades.
  • compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com
    base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos do ensino da Geografia.
  • dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e
    aplicação do conhecimento geográfico.
  • compreender a produção social do espaço e atuar no desenvolvimento societário justo,
    igualitário e democrático, através de formação intelectual ampla e diversa.
  • dominar o instrumental de leitura da diversidade das relações dos seres humanos entre si e
    com a natureza, nas suas distintas configurações territoriais/ambientais (regional, agrário e
    urbano).
  • dominar e fazer uso de métodos e técnicas de informação, comunicação representação para o
    planejamento, gestão, produção, organização e realização de atividades de ensino e pesquisa
    voltados para o ensino em geografia, na educação básica.
  • refletir dialeticamente sobre a problemática da educação, da escola e da sociedade brasileira,
    identificando desafios e perspectivas atuais.
  • desenvolver habilidades e competências teórico-práticas de formação profissional do
    educador em geografia.
  • consolidar o contato e a vivência com atividades que auxiliem e complementem a formação
    do profissional envolvido no ensino de Geografia.

Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Abrate Luigi Junior (ricardoluigi@id.uff.br)

Vice-coordenadora: Profª. Drª. Maria Carla Barreto Santos Martins (maria_carla@id.uff.br)

Secretaria: cgg.esr@id.uff.br

 

O Colegiado do Curso de Licenciatura em Geografia da UFF Campos é composto pela representação docente e estudantil. As reuniões ordinárias ocorrem mensalmente durante o período letivo.

Membros Docentes do Colegiado de Curso

Composição aprovada na ROGRC 31/08/2022, Publicada por meio da DTS 04/2022

Titulares:

Prof. Dr. Ricardo Abrate Luigi Junior (coordenador)

Profª. Drª. Maria Carla Barreto Santos Martins (vice-coordenadora)

Prof. Dr. Edimilson Antonio Mota

Profª. Drª. Sandra Fernandes de Andrade

Profª. Drª. Silvana Cristina da Silva

Profª. Drª. Tatiana Tramontani Ramos

Profª. Drª. Regina Célia Frigério

Suplentes:

Prof. Dr. Claudio Henrique Reis

Prof. Dr. Gustavo Henrique Naves Givisiez

Prof. Dr. Leandro Bruno Santos

Profª. Drª. Maria do Socorro Bezerra de Lima

Profª. Drª. Elis de Araújo Miranda

Dois Representantes Discentes

Um representante do Departamento de Ciências Sociais de Campos

Um representante do Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade

Um representante do Departamento de Psicologia

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Geografia constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso.

Os professores do GRC que integram o NDE do curso de Licenciatura em Geografia são:

Prof.a. Dr.a. Regina Célia Frigério

Prof.a. Dr.a. Maria Carla Barreto Santos Martins

Prof. Dr. Edimilson Antonio Mota

Prof.a. Dr.a. Elis de Araújo Miranda

Prof. Dr. Ricardo Abrate Luigi Junior

Matriz Curricular Atual

1º Período

Antropologia, 60h

Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Geografia, 80h

História do Pensamento Geográfico, 60h

Metodologia do Trabalho Científico em Geografia, 60h

Sociedade, Cultura e Natureza, 60h

2º Período

Climatologia, 60h

Estatística Aplicada à Geografia, 60h

Geografia da População, 60h

Psicologia da Educação, 60h

Teorias da Geografia, 60h

3º Período

Formação Territorial Brasileira, 60h

Geografia Econômica, 60h

Geologia, 60h

Organização da Educação no Brasil, 60h

Região e Regionalização, 60h

4º Período

Cartografia Básica, 60h

Didática, 60h

Educação Ambiental: Fundamentos e Práticas, 80h

Geografia Agrária, 60h

Geografia Urbana, 60h

5º Período

Cartografia Escolar, 60h

Geografia Política, 60h

Geografia, Ensino e Multiculturalismo, 60h

Geomorfologia Continental, 60h

Pesquisa e Prática Educativa I – Geografia 160h

6º Período

Hidrogeografia, 60h

Pedologia, 60h

Pesquisa e Prática Educativa II – Geografia, 160h

Prática Educativa de Geografia I: Estudo da Profissionalização Docente, 100h

7º Período

Biogeografia, 60h

Geopolítica Mundial, 60h

Pesquisa e Prática Educativa III – Geografia, 160h

Prática Educativa de Geografia II: Pesquisa e Prática de Técnicas Docentes, 100h

Sensoriamento Remoto, 60h

Trabalho para Conclusnao de Curso I – Licenciatura, 60h

8º Período

Libras I, 30h

Pesquisa e Prática Educativa IV – Geografia, 160h

Prática Educativa de Geografia III: Pesquisas Curriculares e Práticas de Projetos Pedagógicos, 100h

Sistemas Naturais do Território Brasileiro, 60h

Trabalho para Conclusão de Curso II – Licenciatura, 60h 

Agroecologia, 60h

Análise Contemporânea da Temática Ambiental, 60h

Análise de Redes e Fluxos, 60h

Análise e Gestão de Bacias Hidrográficas, 60h

Atividades Complementares I, 200h

Clássicos da Geografia, 60h

Currículos, Práticas e Ensino de Geografia, 60h

Desenvolvimento Regional, 60h

Dinâmica do Espaço Amazônico, 60h

Dinâmica de Espaço Nordestino, 60h

Educação Especial e Inclusiva, 60h

Ensino de Geografia – Temas e Abordagens, 60h

Espaço e Demografia, 60h

Estatística Espacial, 60h

Formação Sócio-Histórica do Brasil, 60h

Fundamentos de Oceanografia, 60h

Geoeconomia, 60h

Geografia da América Latina, 60h

Geografia da Indústria e dos Sistemas Agroindustriais, 60h

Geografia das Regiões Polares, 60h

Geografia do Rio de Janeiro, 60h

Geografia Histórica, 60h

Geomorfologia Aplicada ao Planejamento Ambiental, 60h

Geomorfologia Climática, 60h

Geomorfologia Costeira, 60h

Geoprocessamento, 60h

Geotecnologias e Educação, 60h

Impactos Ambientais, 60h

Instrumentação em Sistemas de Informações Geográficas, 60h

Mapeamento Costeiro, 60h

Mudanças Ambientais Globais, 60h

Paleoclimatologia, 60h

Planejamento e Gestão do Espaço Urbano, 60h

Planejamento Territorial, 60h

Políticas Públicas, Agricultura e Atores Sociais, 60h

Processamento Digital de Imagens, 60h

Questão Agrária no Brasil, 60h

Questão Ambiental e Movimentos Sociais, 60h

Recursos Hídricos, 60h

Recursos Hídricos: Ênfase em Qualidade da Água, 60h

Trabalho de Campo em Geografia: Aspectos Teóricos e Metodológicos, 60h

Tópicos Especiais em Ensino de Geografia, 60h

Tópicos Especiais em Geografia Urbana, 60h

 

 

 

 

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