Bacharelado em Geografia
O curso de Bacharelado em Geografia é oferecido no turno vespertino com atividades obrigatórias realizadas de segunda à sexta das 14 às 18h. A carga horária total é de 2.400 horas composta por 35 disciplinas obrigatórias, 4 disciplinas optativas e mais 120 horas de atividades complementares.
A estrutura acadêmica e a organização curricular do curso de Bacharelado em Geografia do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi então organizada a partir curso de Geografia do Instituto de Geociências (IGEO) de Niterói. Neste sentido, o primeiro Projeto Pedagógico de Curso (PPC 2008) foi construído a partir dos pareceres favoráveis das câmaras especializadas do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da UFF (Processo no. 23069.050399/08-46 e Resolução CEP 364/2008) e aprovado pelo Conselho Universitário (CUV) através da decisão 093/2008 em 17 de dezembro de 2008, tendo como base a matriz curricular do Curso de Geografia do Instituto de Geociências de Niterói.
A realização do vestibular da primeira turma, para o 2º semestre de 2009, ocorreu em regime de edital extraordinário. Na sua fase de implantação, a infraestrutura acadêmico-administrativa foi oferecida nas atuais instalações do ESR e o Curso de Geografia, nas habilitações Bacharelado e Licenciatura, era oferecido por docentes alocados no Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade (SFC). Nesse contexto, em agosto de 2009, tiveram início as atividades acadêmicas do Curso de Graduação em Geografia (CGG), nas habilitações Bacharelado e Licenciatura, juntamente com os cursos de Ciências Socais e Ciências Econômicas.
Logo foi verificada a necessidade do curso ser ajustado às demandas específicas do ESR, à realidade local e às concepções dos primeiros docentes que atuaram como professores e coordenadores do curso. Uma atualização nos princípios norteadores do curso se justificava também em função da atualização de algumas temáticas, exigências e das disciplinas estabelecidas. Neste sentido, foi concebido o segundo Projeto Pedagógico de Curso (PPC 2010) a partir de uma revisão de todo o conteúdo programático e das ementas das disciplinas.
Neste novo momento, o curso permanecia sendo oferecido integralmente no turno noturno, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, ambos no formato de ingresso A.B.I (Área Básica de Ingresso) aonde é oferecido um núcleo básico de disciplinas até o 5º Período e um núcleo específico de disciplinas a partir do 6º Período, momento no qual os alunos teriam a possibilidade de optar entre Bacharelado e Licenciatura e se inscrever em disciplinas específicas destas habilitações.
Em 2011 foi criado o Departamento de Geografia de Campos (GRC) que oferece disciplinas obrigatórias aos cursos de Geografia, História e Ciências Sociais e disciplinas optativas com vagas para todos os cursos do ESR.
Em 2012, cumprindo determinação do MEC as habilitações bacharelado e licenciatura, transformam-se em dois cursos distintos, a saber: Curso de Bacharelado em Geografia (registro MEC 423708) e Curso de Licenciatura em Geografia (registro MEC 1077817). Neste momento o curso de Geografia na habilitação Bacharelado passou a ser oferecido no turno vespertino, com a oferta de 62 vagas anuais, oferecidas no primeiro semestre. Ainda em 2012 por orientação do MEC e determinação da UFF foram separadas as coordenações de curso e o curso de bacharelado passou a contar com Colegiado de Curso e com NDE (Núcleo Docente Estruturante) próprios, o que ampliou a capacidade de discussão sobre as demandas específicas de um curso de Bacharelado em Geografia.
Em 2013, em função da demanda da UFF (Resolução CEP No. 280/2013) em reduzir as cargas horárias dos cursos de Graduação e também visando promover melhorias na estrutura curricular do curso, foi aberta a discussão junto ao NDE e ao Colegiado de Curso sobre o Ajuste Curricular por Redução de Carga Horária. Esta discussão partiu para uma atualização do perfil profissional do egresso e dos objetivos do curso de Bacharelado em Geografia. A carga horária total do curso passou de 3.075 horas (executadas em 9 semestres) para as atuais 2.400 horas, a serem distribuídas em 8 semestres letivos. Para tal foram feitas alterações na Matriz Curricular, com incorporação de novas disciplinas obrigatórias e supressão de outras, que passaram para a tipologia optativa (não periodizadas).
Em 2014, o Ajuste Curricular por Redução de Carga Horária – que modificou a matriz curricular – e o Relatório da Comissão de Avaliação do MEC dentro do processo de Reconhecimento do Curso (Proc. e-MEC No. 201306881) – que indicou potencialidades e deficiências do curso – motivou a decisão do Colegiado de Curso de discutir e reelaborar o Projeto Pedagógico de Curso.
O curso de Bacharelado em Geografia foi oficialmente reconhecido pelo MEC através da Portaria no. 307 de 23 de Abril de 2015.
São objetivos principais do processo de formação do Bacharel em Geografia:
- Proporcionar a compreensão dos elementos e processos que concernem ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia;
- Garantir o domínio e contribuir para o aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;
- Permitir a compreensão da produção do espaço em suas múltiplas dimensões;
- Atuar no desenvolvimento societário justo e igualitário, através de formação intelectual ampla, diversa e não-sectária;
- Garantir o domínio do instrumental de interpretação da diversidade das relações dos seres humanos entre si e com a natureza, nas suas distintas configurações territoriais/ambientais (regional, agrário e urbano);
- Habilitar o profissional na interpretação e análise da dinâmica sócio-espacial dos fenômenos econômicos, políticos, culturais e ambientais em suas diferentes escalas de realização;
- Proporcionar o aprendizado e o desenvolvimento de métodos, técnicas e tecnologias para o planejamento, gestão, produção, organização e realização de atividades de extensão e pesquisa.
Para tanto, orientando-se pelo Parecer CNE/CES 492/2001, espera-se que o Bacharel em Geografia, concluída a graduação, tenha alcançado as seguintes habilidades gerais:
- Dominar os fundamentos filosóficos, epistemológicos, os conceitos e categorias fundamentais da Geografia;
- Dominar técnicas, tecnologias e fundamentos metodológicos que lhe permitam desempenhar atividades de pesquisa, planejamento e gestão em meio presencial e ambiente virtual;
- Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fenômenos geográficos;
- Compreender e analisar os processos, elementos e fenômenos relativos à dinâmica dos sistemas naturais;
- Compreender e analisar os processos, elementos e fenômenos relativos à produção social do espaço;
- Reconhecer, identificar e compreender as diversas formas de relação entre sociedade e natureza, considerando a diversidade das formas de organização social e suas manifestações em diversas escalas e configurações espaciais.
Deseja-se ainda que o Bacharel em Geografia tenha alcançado as seguintes habilidades específicas:
- Desenvolver atividades relativas à pesquisa, extensão, planejamento e gestão, tais como: projetos, relatórios e pareceres;
- Dominar recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades desejadas;
- Dominar ferramentas e técnicas de geração, análise e representação de dados, como cartografia, sensoriamento remoto, geoprocessamento e estatística;
- Dominar tecnologias de informação e comunicação compatíveis com o trabalho colaborativo em ambiente institucional público e/ou corporativo;
- Trabalhar em equipes multidisciplinares;
- Elaborar e propor regionalizações;
- Planejar e realizar atividades de campo com finalidade de investigação geográfica;
- Fornecer subsídios, analisar e monitorar políticas de gestão e ordenamento territorial;
- Contribuir para a elaboração de cadastros técnicos urbanos e rurais, estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA e RIMA), planos diretores, propostas de zoneamento urbano, econômicos e ecológicos;
- Contribuir para a elaboração de planos de manejo, delimitação e criação de unidades de conservação, gerenciamento e monitoramento de bacias hidrográficas;
- Dominar a boa expressão oral e escrita da língua portuguesa e desejavelmente um idioma estrangeiro no qual sejam significativas a produção e a difusão do conhecimento geográfico.
A versão atual do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Geografia foi reorganizada e aprovada no ano de 2016 e algumas atualizações foram feitas em 2020. O PPC está subdividido em formulários e os arquivos em PDF correspondentes estão disponíveis a seguir:
Formulário 01 Apresentação e Justificativa_aprovado_2016
Formulário 02 Histórico e Principios_aprovado_2016
Formulário 03 Objetivos_aprovado_2020
Formulário 04 Perfil Profissional_aprovado_2020
Formulário 05 Organização Curricular_aprovado_2020
Formulário 06 Acompanhamento e Avaliação_aprovado_2016
Formulário 07 Conteúdo de Estudos e Objetivos_aprovado_2016
Formulário 08 Disciplinas Obrigatórias_aprovado_2016
Formulário 09 Disciplinas Optativas_aprovado_2016
Formulário 10 Atividades Complementares_aprovado_2016
Formulário 11 Periodização_aprovado_2016
Formulário 12 Carga Horária Total_aprovado_2016
Formulário 13 Ementas das Disciplinas_aprovado_2016
Formulário 14 Cadastramento das Disciplinas_aprovado_2016
Coordenador: Prof. Dr. Cláudio Henrique Reis
Vice-coordenadora: Prof.a. Dra. Daniele Pereira Cintra de Senna
Secretaria: cgg.esr@id.uff.br
O Colegiado do Curso de Bacharelado em Geografia da UFF Campos é composto pela representação docente e estudantil. As reuniões ordinárias ocorrem mensalmente durante o período letivo.
Membros do Colegiado de Curso
Prof. Cláudio Henrique Reis (coordenador e presidente do colegiado)
Prof. Eduardo Bulhões (titular)
Prof. Leandro Bruno Santos (titular)
Prof. Leandro Pederneiras (titular)
Prof.a. Marco Malagoli (titular)
Prof. Gustavo Givisiez (titular)
Prof.a. Elis de Araújo Miranda (suplente)
Prof.a. Tatiana Tramontani (suplente)
Prof. Marcelo Werner (suplente)
Prof. Sandra Andrade(suplente)
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Dois Representantes Discentes
Um representante do Departamento de Ciências Sociais de Campos
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Bacharelado em Geografia constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso.
Regulamento do NDE do Curso de Bacharelado em Geografia
Os professores do GRC que integram o NDE do curso de Bacharelado em Geografia são:
Prof. Cláudio Henrique Reis
Prof. Eduardo Bulhões
Prof. Gustavo Henrique Naves Givisiez
Prof. Leandro Perderneiras
Prof. Marco Malagoli
Regulamento dos Cursos de Graduação
Regulamento do Colegiado do Curso de Bacharelado em Geografia
Regulamento do NDE do Curso de Bacharelado em Geografia
Portaria de Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Geografia pelo MEC
Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC Bacharelado
Regulamento das Atividades Complementares
Instrumento de Acompanhamento das Atividades Complementares
Fluxograma Atual do Curso de Bacharelado em Geografia
Resolução CREA 1.048 2013 sobre Atribuições do Profissional Geógrafo
Matriz Curricular Atual – Bacharelado em Geografia
1º Período
História do Pensamento Geográfico, 60h
Sociedade e Natureza, 60h
Antropologia, 60h
Climatologia, 60h
Metodologia do Trabalho Científico em Geografia, 60h
2º Período
Teorias da Geografia, 60h
Estatística Aplicada à Geografia, 60h
Geologia, 60h
Cartografia Básica, 60h
Formação Territorial Brasileira, 60h
3º Período
Região e Regionalização, 60h
Geografia Econômica, 60h
Sensoriamento Remoto, 60h
Geomorfologia Geral, 60h
Geografia da População, 60h
4º Período
Ecologia, 60h
Geografia Agrária, 60h
Geografia Urbana, 60h
Hidrogeografia, 60h
Processamento Digital de Imagens, 60h
5º Período
Análise de Redes e Fluxos, 60h
Biogeografia, 60h
Geografia Política, 60h
Geomorfologia Continental, 60h
Sistema de Informação Geográfica, 60h
6º Período
Geografia da Indústria e dos Sistemas Agroindustriais, 60h
Pedologia, 60h
Planejamento e Gestão do Espaço Urbano, 60h
Prática de Pesquisa em Geografia I, 60h
7º Período
Geomorfologia Costeira, 60h
Planejamento Ambiental I, 60h
Prática de Pesquisa em Geografia II, 60h
Questão Ambiental Contemporânea, 60h
Trabalho de Conclusão de Curso I – Bacharelado, 30h
8º Período
Trabalho de Conclusão de Curso II – Bacharelado, 30h
Agroecologia, 60h
Análise e Gestão de Bacias Hidrográficas, 60h
Cartografia Escolar, 60h
Cartografia Temática, 60h
Clássicos Da Geografia, 60h
Currículos, Práticas e Ensino de Geografia, 60h
Desenvolvimento Regional, 60h
Dinâmica do Espaço Amazônico, 60h
Dinâmica do Espaço Nordestino, 60h
Educação Ambiental : Fundamentos e Práticas, 80h
Educação Especial e Inclusiva, 60h
Ensino de Geografia – Temas e Abordagens, 60h
Espaço e Demografia, 60h
Estatística Espacial, 60h
Etnologia e Etnociência na Geografia, 60h
Formacao Socio-historica do Brasil, 60h
Fundamentos de Oceanografia, 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Educação Ambiental, 45h
Geoeconomia, 60h
Geografia da América Latina, 60h
Geografia das Regiões Polares, 60h
Geografia do Rio De Janeiro, 60h
Geografia Histórica, 60h
Geografia, Ensino e Multiculturalismo, 60h
Geologia Sedimentar, 60h
Geomorfologia Aplicada ao Planejamento Ambiental, 60h
Geomorfologia Climática, 60h
Geomorfologia do Quaternário, 60h
Geopolítica Mundial, 60h
Geotecnologias e Educação, 60h
Impactos Ambientais, 60h
Instrumentalização em Sistemas de Informações Geográficas, 60h
Libras I, 30h
Mapeamento Costeiro, 60h
Mudanças Ambientais Globais, 60h
Paleoclimatologia, 60h
Planejamento Ambiental Aplicado, 60h
Planejamento Territorial, 60h
Políticas Públicas, Agricultura e Atores Sociais, 60h
Questão Agrária no Brasil, 60h
Questão Ambiental e Movimentos Sociais, 60h
Recursos Hídricos, 60h
Recursos Hídricos : Ênfase em Qualidade da Água, 60h
Regionalização do Espaço Brasileiro, 60h
Sensoriamento Remoto Aplicado, 60h
Sistemas Naturais do Território Brasileiro, 60h
Sistemas Naturais e Geografia, 60h
Sociedade, Cultura e Natureza, 60h
Trabalho de Campo em Geografia: Aspectos Teóricos e Metodológicos, 60h
Trabalho de Campo em Geografia: Teoria e Prática, 60h
Tópicos Especiais em Geografia Física, 60h
Tópicos Especiais em Geografia Humana, 60h
Tópicos Especiais em Geografia Urbana, 60h
Tópicos Especiais em Geotecnologias, 60h
Tópicos Especiais em História do Pensamento Geográfico, 60h
Tópicos Especiais em População e Ambiente, 60h
Ética, Ambiente e Sociedade, 30h
Notícias
Mestrado em Geografia – inscrições abertas!
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Seminário Turismo e Desenvolvimento Regional
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